Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Merlo

Merlo

Ter | 25.02.25

Quando Quem Nos Faz Rir Já Não Consegue Rir

Marco

20250225_133324.jpg

As pessoas não fingem depressão, elas fingem estar bem.

Robin willians

Falo de Whindersson Nunes, um humorista e cantor brasileiro. Foram tantas as vezes em que o meu espírito estava sombrio, sem luz, e recorri aos seus vídeos para sorrir. Histórias simples, talvez fáceis demais para alguns, sem grande conteúdo ou piada, mas tinham um único propósito: arrancar um sorriso desta boca que tantas vezes se esquece de sorrir.

Não sou especialista, ou talvez finja não ser, porque, o que vivo e o que já li, mais que pareço. A depressão não é algo que se resolve com um comprimido comprado numa farmácia. Não desaparece de um dia para o outro (nem sei se alguém dia desaparece). Ela está sempre presente. Perante os outros colocamos a máscara que está tudo bem, sorrimos, brincamos, apoiamos, cantamos, damos opinião, fazemos piadas, mesmo que não nos apeteça, não sentimos, ou mesmo que por dentro estejamos destruídos. Tem vezes que vez de uma forma devastadora e destruidora.

 A vida? É feita de momentos altos e baixos, a depressão anula os altos, e esses mesmos altos passam a ser baixos também, deixando tudo ao mesmo nível dos baixos. Teve momentos que acreditei que era só momento mau, que iria passar, mas passa dias, semana, meses, etc. e continua. E passa simplesmente aceitar, sei qual é o único “remédio” capaz de silenciar a dor da tristeza.

Se me perguntassem qual é a pior parte da depressão, eu responderia: saber que estou deprimido e, ainda assim, ser incapaz de fazer algo para não piorar. A depressão rouba-nos a noção do tempo e de repente, os dias misturam-se, formando um intervalo sufocante e sem fim.

Tento lembrar-me do que já me fez feliz, mas, lentamente, o meu cérebro apaga essas memórias e torna uma incapacidade de criar novas. Chega um momento em que só consigo pensar que a minha vida sempre foi assim… e que sempre será.

 

8 comentários

Comentar post