Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Merlo

Merlo

Ter | 13.09.22

Setembro Amarelo

Marco

20220913_154558.jpg

Por ser um assunto muito pesado é mais fácil encher páginas sobre a morte da rainha, ou sobre as novas medidas do governo ou de futebol. Li e alguns artigos que existe mesmo um tabu no Média para noticiar, estes casos principalmente de pessoas famosas. Entendo porque se nos identificamos com alguém podemos ter tendências e seguir-lhe os seus passos.

O dia 10 de setembro é o dia da Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde - OMS, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção estratégias pelos governos dos países.

Setembro Amarelo teve origem com uma campanha no Brasil para a prevenção do suicídio em 2015.

O porquê da cor amarela ser escolhido para a prevenção do suícido? 

No ano de 1994 Mike Emme de 17 anos, apaixonado por carros tirou a sua vida, dentro do seu Mustang 1968 amarelo. Os seus amigos e familiares em forma de homenagem distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem a enfrentar o mesmo desespero de Mike e desta forma a mensagem se foi espalhando pelo mundo a fora. Os pais de Mike iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio "fita amarela", ou "yellow ribbon". Foi por essa a razão que foi escolhida a cor amarela

 

Todo mundo se pergunta o que leva alguém a se matar. A gente vai vivendo, engolindo os medos, acumulando mágoa, tristeza. Mas já parou pra pensar o quanto, pra muita gente, continuar existindo por si só, já é resistir? O quanto é difícil acordar todo dia e encarar a própria vida? Mesmo na beira do precipício, a gente hesita. Nosso instinto é sobreviver. Consegue imaginar o desespero? A sensação de vazio que faz alguém acabar com tudo assim, num instante? As pessoas ficam julgando, apontando o dedo, mas ninguém, quase ninguém tenta entender o outro lado. Tanta dor um dia cansa. E é esse cansaço, o cansaço com a vontade desesperada de parar de sentir dor, que podem te levar a fazer uma grande merda. Aí, quando acontece, todo mundo prefere não falar. Como se não fosse algo humano.

O texto foi retirado daqui ver

Já alguma vez pararam para pensar sobre este assunto? O que leva uma pessoa a pensar se suicidar? Claro que não espero respostas, e sei que elas vão ficar em silêncio. Mas um suicída ele não quer terminar com a sua vida mas sim acabar com a dor que sente dentro dele. Prestem atenção às pessoas que vós rodeiam, imaginem um ovo, parece perfeito a cor o formato, ao olhos é lindo, mas ninguém sabe o que está no interior, e um dia ele rebola e caí no chão sem avisar. Li alguns artigos sobre o assunto e todos eles dão indicação que o suicida avisa sempre antes. Mas se á um alerta porque não é evitado? Não sei ... talvez porque andamos tanto preocupados com nós mesmos, ou porque não queremos falar deste assunto, por ser doloroso. Um gesto ou uma atitude pode salvar uma vida. 

Os suicidas, mesmo os que planejam a morte, não querem se matar, mas matar a sua dor.

Augusto Cury

Quem está nesta situação não é fácil falar deste assunto e mesmo quando fazem podem ser mal interpretados, como estão á procuram atenção, ou estão a fazer chantagem, etc., e isso acaba com ele e deixa falar sobre o assunto. Com toda a informação que li e resumindo para estes casos ouvir, aceitar, tentar compreender e estar disponível. Não criticar, não desvalorizar, não dizer o “não tens razão para fazer isso”. 

De qualquer forma isto não é escrito por um profissional, apenas por alguem que consultou informação sobre o assunto, devem sempre procurar ajuda de um profissional.

Não há só o setembro amarelo, todos os meses são amerelos, todos os dias se perdem vidas desta forma. 

Se alguém ler este post e estiver a necessitar de ajuda pode contactar estas entidade elas garantem o anonimato para quem liga. 

SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) -  213 544 545 (Número gratuito) - 912 802 669 - 963 524 660

Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (Número gratuito) e 210 027 159

SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020 - 915246060 - 969554545

Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 080 707 

Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

SNS24 (808 24 24 24 - depois deve selecionar a opção 4), o contacto é assumido por profissionais de saúde. A linha do SNS24 funciona 24 horas por dia.

 

 

 

26 comentários

Comentar post